José Galvão e Presidente do ILI concede entrevista ao Jornal Periscópio

José Galvão e Presidente do ILI concede entrevista ao Jornal Periscópio

A Presidente do Instituto Legislativo Ituano, Charlene Sousa, acompanhada do Presidente da Câmara, José Galvão, concedeu uma entrevista ao Jornal Periscópio na qual abordou o as atividades do primeiro semestre de 2017.

Na ocasião, Charlene e José Galvão destacaram o projeto do Vereador Mirim que será realizado semestralmente e contará com 13 escolas, entre públicas e privadas, de diversas regiões da cidade. No primeiro semestre serão escolhidos alunos da 5º ao 9º ano do ensino fundamental. O projeto contará com o auxílio das coordenadoras de cada escola, nas quais eleições internas para escolha de um único representante da instituição serão realizadas. O escolhido se reunirá com os outros 12 alunos no ILI para aprender e debater sobre o legislativo, a gestão pública do município e cidadania. Após esta etapa, cada aluno será apadrinhado por um Vereador para a criação de um projeto que seja relevante a sua escola. O projeto mais votado será apresentado em sessão ordinária pela mesa diretora e virará lei municipal. O Vereador Mirim busca incentivar o interesse das crianças e dos jovens na política e despertar a participação ativa na sociedade.

Além deste grande projeto, o ILI vai lançar o “Café com Vereador”: um Vereador por semana se encontrará na sede do ILI com associações de moradores, sindicatos, entidades do 3º setor e a população em geral para discutir os problemas da cidade e ouvir as demandas de cada setor.

Outra frente de atuação é a capacitação do servidor, dos assessores legislativos e dos vereadores. Neste caminho este semestre o ILI irá realizar cursos de peças orçamentárias (PPA, LDO e LOA), curso de oratória, discurso e redação entre outros.

Acima de tudo o Instituo quer, este ano, firmar parcerias com a sociedade em geral, e ser um espaço aberto à comunidade, além também de manter as parcerias já existentes e renovar com instituições entre elas a ACADIL, FATEC, FADITU, CEUNSP. Será um ano importante também para estabelecer novas parcerias com o CONSEG, UVESP, as entidades do 3º setor, associações de bairros e diversas outras.

Deixe uma reposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *