Solenidade marca posse da 3ª turma do projeto “Vereador Mirim” em Itu

Solenidade marca posse da 3ª turma do projeto “Vereador Mirim” em Itu

Na noite da última quarta-feira (22), foi realizada na Câmara Municipal de Itu a cerimônia de posse dos Vereadores Mirins, projeto promovido pelo Instituto do Legislativo Ituano (ILI).

Criado pela Lei nº 1631 de fevereiro de 2014, o projeto envolve 13 estudantes da rede pública e particular da cidade, com o objetivo de fortalecer a cidadania, além de promover interação entre a comunidade e o Poder Legislativo. Diferente do ano passado, em que ocorreram duas Legislaturas de seis meses, a 3ª edição do projeto terá duração de um ano.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Caio Gaiane, do presidente da Câmara dos Vereadores Manoel Monteiro, o Mané da Saúde, e dos demais edis (exceto Dito Roque e Reginaldo Carlota), professores e familiares dos jovens legisladores.

Durante a solenidade, foi realizada a eleição da Mesa Diretora Mirim, que terá Pedro Henrique Domingues Garcia (presidente), Isabela Aparecida Garcia (vice-presidente), Gabriely Leite dos Santos (1º Secretário) e João Vitor Vieira Galvão Moreira (2º Secretário).

Na ocasião, Mané da Saúde comentou a respeito das mudanças do projeto. “ Neste ano foi alterada (a duração) para um ano, pois seis meses é pouco tempo. As crianças estavam pegando o gosto e o projeto encerrava. Tivemos muitos projetos que viraram lei e tenho certeza que sairão bons projetos para a cidade”, conta.

Nesta nova Legislatura mirim, há um fato curioso: João Vitor Vieira Galvão Moreira, filho do edil José Galvão, que implantou o projeto no ano passado, integrará o mesmo. Ao “Periscópio”, o vereador comentou sobre a emoção. “Fui pego de surpresa. Concorreu na escola dele e acabou ganhando. Fiquei contente por ele se interessar e poder participar. A emoção é grande de saber que nós, no exercício da vida pública, estamos deixando um legado para nossos filhos de participação, de se doar um pouco ao próximo”.

João também falou sobre como se sente em fazer parte do projeto. “Estou muito feliz, por ser vereador mirim da cidade e, assim como meu pai, eu tenho desejo de me envolver um pouco mais com a política”.

À frente da coordenação do “Vereador Mirim”, pelo Instituto do Legislativo Ituano, Graziela Primiani comentou sobre o início da  Legislatura. “A expectativa é que as crianças desenvolvam seus projetos, que sejam possíveis de se concretizar dentro da escola ou de seu entorno e que aprendam muito sobre o Poder Legislativo, os três Poderes e a administração pública de maneira geral”.

O presidente da Câmara mirim, Pedro Henrique Domingues Garcia, falou sobre seu projeto para a Legislatura. “Tenho um projeto, que espero até tornar um projeto de lei, para retirar, das cantinas de todas as escolas da cidade, alimentos que façam mal à saúde, contribuindo assim para uma melhora da qualidade de vida”. (Daniel Nápoli)

Deixe uma reposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *