Vereadores Mirins tomam posse na Câmara

Vereadores Mirins tomam posse na Câmara

Na noite do dia 14 de setembro, ocorreu, na Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu, a Sessão Solene de Posse, Eleição de Mesa e Apadrinhamento dos Vereadores Mirins da 2ª Legislatura 2017.

O primeiro ato solene da noite foi a posse. Os Vereadores Mirins, eleitos democraticamente em suas escolas, assumiram o “compromisso de exercer o mandato com dedicação e lealdade, respeitando a lei e promovendo o bem estar do município”. Em seguida, assinaram o termo de posse e foi dado início à eleição da Mesa Diretora Mirim. Duas chapas disputaram o pleito. Foram elas:

Chapa 01
Presidente: Lucas Alves de Melo da Silva
Vice-presidente: Amanda Karen Motozono
1º Secretário: Amanda Laura Martins de Oliveira
2º Secretário: Elifelete Carlos Cavalcante

Chapa 02
Presidente: Sidney Adão Veloso Júnior
Vice-presidente: Luan Ítalo dos Santos Fiorele
1º Secretário: Pedro Evangelista da Silva
2º Secretário: Giúlia Tenório de Souza

Por 09 votos a 04, a Chapa 01 foi eleita e a Mesa Mirim tomou posse de seus lugares. O Presidente Mirim Lucas Alves de Melo da Silva passou a presidir a Sessão e deu início ao apadrinhamento. Ao fazer uso da palavra, o Presidente Mirim agradeceu o voto de confiança que seus colegas depositaram nele, aos Vereadores da Casa pela acolhida e também aos seus professores e diretores.

Em ordem alfabética, os Vereadores Mirins sortearam os Vereadores que irão orientá-los durante o mandato e auxiliá-los na elaboração dos projetos. Confira o resultado do sorteio:

VEREADOR MIRIM VEREADOR PADRINHO
Lucas Alves de Melo da Silva Reginaldo de Oliveira Carlota
Amanda Karen Motozono Rodrigo Oliveira Macruz
Amanda Laura Martins de Oliveira Maria do Carmo Thomaz Piunti
Elifelete Carlos Cavalcante Normino José de Oliveira
Adrielle Moura Barbieri Dr. Henrique de Paula Santos
Enzo Daldon Arraval Dr. Benedito Roque Moraes
Giovanna de Toledo Fontes Givanildo Soares da Silva
Giúlia Tenório de Souza Wilson Benedito Leonardi
Luan Ítalo dos Santos Fiorele Dr. Sérgio Castanheira de Souza
Ohana Gabriela dos Santos Fazenda Dr. José Galvão Moreira Filho
Pedro Evangelista da Silva Luciano Alves Ribeiro
Sandro Rogério Ferreira Júnior Thiago Gonçales
Sidney Adão Veloso Júnior Manoel Monteiro Gomes

 

A Presidente do Instituto do Legislativo Ituano (ILI), Charlene Sousa, responsável pela execução do projeto, enfatizou a formação cidadã do Vereador Mirim: “além de promover educação política, que é muito importante no período em que vivemos, o projeto é também uma semente que é plantada com conceitos de ética, respeito ao próximo e amor ao município”. Charlene ainda falou sobre o árduo trabalho de estudo que os Vereadores Mirins terão dentro do ILI, onde realizam as qualificações necessárias para a criação de projetos voltados ao bem comum.

Em sua fala, o Presidente da Câmara, Dr. José Galvão Moreira Filho, ressaltou que o objetivo não é formar políticos, mas sim cidadãos mais conscientes, com capacidade de escolher bons representantes. Galvão também frisou a importância do Vereador Mirim na aproximação entre o Legislativo e a comunidade, visto que a Câmara é uma Casa do Povo.

Agora, os Vereadores Mirins, com suporte dos Vereadores padrinhos, começam a elaboração e redação de seus projetos, que deverão ser apresentados na 1ª Sessão Ordinária Mirim, que será realizada em novembro, e continuam com as capacitações no ILI.

O evento contou com a presença de 80 pessoas, entre pais de alunos, professores, diretores e autoridades. Compareceram à solenidade o Presidente da Câmara, José Galvão Moreira Filho, os Vereadores Normino da Rádio, Rodrigo Macruz, Dr. Henrique de Paula Santos, Luciano do Secom, Mané da Saúde, Maria do Carmo Piunti, Dr. Sérgio Castanheira, Thiago Gonçales, Wilson da Farmácia, a Presidente do ILI, Charlene Sousa, o Secretário de Governo Rodrigo Tomba, representando o Prefeito Guilherme Gazzola, o Secretário de Planejamento, Plínio Bernardi Júnior, a Secretária de Finanças, Georgia Ortenzi; Célia Regina Rocha, Diretora do Departamento Infantil da Prefeitura, a Supervisora de Ensino Marli Pinheiro Souza, representando o Dirigente de Ensino da Região de Itu, Claudemir Braz, Lívia Maria de Sousa, Diretora de Departamento, representando o Secretário da Educação Walmir Scaravelli, Alexandra Miamoto, Diretora do Colégio Sesi, representando as escolas particulares, a chefe de gabinete Débora Rodrigues, representando o Vereador Reginaldo Carlota, a chefe de gabinete Juliana Salvador, representando o Vereador Giva e a assessora Roseli Ribeiro, representando o Vereador Dito Roque.

Deixe uma reposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *